Quais as principais funções disponíveis no cPanel?

Do lado superior esquerdo, o cPanel apresenta o IP que você está utilizando para se conectar, e lhe oferece a opção de configurar seu e-mail padrão para receber informações importantes do sistema sobre a manutenção do cPanel sempre que necessário.

Do lado superior direito, nas Informações da Conta, estão o nome do seu domínio e o plano contratado.

Na coluna da esquerda, ao lado do painel, você tem um controle da utilização do espaço assinado, do tráfego de acesso e transferência mensal, assim como contas de e-mail e FTP, além das Informações do Servidor, onde constam informações técnicas sobre a plataforma utilizada e sobre as versões dos módulos de programação instalados.

Veja abaixo a descrição das principais funções do cPanel:

- Gerenciador de e-mails: Este gerenciador permite que você crie e administre com facilidade suas contas POP3 e IMAP. Suas funções são: adicionar, apagar, alterar senha e quota de contas de e-mail; criar endereço pega-tudo; configurar auto-respostas; bloquear e-mails indesejados; configurar redirecionamento de contas de e-mails; configurar automaticamente o Outlook/Outlook Express; administrar listas de e-mails (mailing lists) e ativar ou desativar o bloqueador de SPAM.

- Webmail: A CybernetFX oferece 3 tipos de Webmail: O Horde, o RoundCube e o SquirrelMail, que podem ser acessados de qualquer computador em qualquer lugar. Você também pode acessar seu webmail através do cPanel.

- Mudar a senha: Aqui você pode mudar a senha de acesso do painel de controle quando quiser e de forma fácil e rápida.

- Domínios parkeados: Este recurso permite que você aponte outros nomes de domínios para a sua conta principal. Ponteiros de domínio permitem "apontar" ou "estacionar" múltiplos domínios em sua conta de hospedagem. Isto permite que usuários encontrem seu website pelo nome de domínio principal, assim como pelo nome de domínio "estacionado". Ex: empresa.com.br e empresa.net

- Domínios adicionais: Domínios Adicionais são nomes de domínio que apontam para subdiretórios dentro da sua conta. Ou seja, se você possui um outro domínio, ao invés de ter uma outra conta de hospedagem para ele, você pode hospedá-lo dentro de sua própria conta principal.

- Gerenciador de FTP: Crie facilmente novas contas de FTP, FTP anônimo, mensagens de conexão, tudo de forma rápida e fácil. Com múltiplas contas de FTP, você pode restringir uma conta FTP a um determinado diretório ou subdomínio. Com o FTP anônimo, você permite que os seus visitantes "baixem" arquivos (download) ou enviem arquivos para você (upload), sem a necessidade de ter uma senha de acesso.

- Gerenciador de Arquivos: Este recurso permite criar, carregar, mover, renomear e apagar arquivos e diretórios. Se você tem pouca experiência com FTP, use este recurso e economize tempo.

- Backup: O servidor onde seu site está hospedado realiza backups periódicos, permitindo que você não perca seus dados em caso de alguma falha do sistema. O backup do cPanel restaura o diretório HOME, seu banco de dados e filtros/aliases previamente configurados, assim como permite que você baixe cópias destes arquivos para sua máquina.

- Proteção por senha: Este recurso permite a fácil configuração de senhas e logins para diretórios de seu site, criando áreas de acesso restrito a usuários cadastrados.

- Páginas de erro: Este recurso permite que você customize as páginas de erro padrões da Web (ex.: 401 - Authorization Required, 404 - Wrong Page), desta forma, quando um usuário clicar em um link desativado ou tentar acessar um diretório protegido sem permissão, por exemplo, será exibida a página que você criar. As páginas de erro disponibilizadas para personalização são: Erro 400, 401, 403, 404 e 500.

- Subdomínios: Este recurso permite que você crie, redirecione e administre subdomínios de sua conta principal. Ex: www.subdominio.seudominio.com.br ou www.seudominio.com.br/subdominio

- Bancos de Dados: Este recurso permite que você mesmo configure seus bancos de dados, dando-lhes o nome que você desejar, configure usuários e dê permissões de acesso de dentro e de fora do servidor. Se você possui conhecimento da ferramenta, terá total controle administrativo sobre as tabelas que criar - o MySQL via cPanel permite que você gerencie as formas de acesso remoto, permissões de acesso, e altere os dados dos bancos criados, assim como visualizar os usuários com permissão em cada um deles, e as instruções para efetuar conexão via programação PERL ou PHP.

- SSH/Telnet: Se você possui conhecimento de Unix, poderá utilizar esta interface, a qual permite a você acessar virtualmente o servidor como se você estivesse em um terminal (no prompt do DOS, por exemplo).

- Redirecionamentos: Através deste recurso, você poderá redirecionar diretórios específicos de seu site para outros endereços na web. Note que o formato do redirecionamento é diferente da criação de subdomínios - você estará utilizando um novo DNS para acessar diretamente um diretório contido no DNS principal.

- Extensões FrontPage: Habilita as extensões FrontPage para que você use todos os recursos deste programa de desenvolvimento e manutenção de sites. da Microsoft É compatível com todas as versões anteriores do FrontPage, e é possível desabilitá-lo quando for necessário.

- Registro de Acessos: Permite fazer o download dos logs de acesso (não formatados) de sua conta. Esse recurso é muito útil se você utiliza um software próprio de estatísticas, por exemplo.

- Estatísticas WEB/FTP (Webalizer e Awstats): Este recurso lhe permite acompanhar com detalhes como andam as visitas de seu website, lhe mostra quantas visitas, sessões, transferência de arquivos você teve por dia, semana, mês e ano, e muito mais. Tudo acompanhado de gráficos em formato de linha, barras, torta e múltiplas barras. Você vai saber de onde os seus visitantes estão vindo antes de visitarem o seu site, quais são as páginas mais visitadas, qual é o browser mais usado e muito mais informações a um clique de seu mouse! Uma função adicional fornece as estatísticas específicas de seus subdomínios.

- Estatísticas de Subdomínios: Uma ferramenta adicional que fornece as estatísticas específicas de seus subdomínios.

- Registros de Erro: São Logs de página e imagens inexistentes e erros em scripts. É um excelente recurso para descobrir problemas em seus
scripts escritos em CGI.

- Listar em Sistemas de Busca: Ferramenta para você cadastrar seu site nos principais mecanismos de busca (Google, Alltheweb, Directhit, Hotbot, Lycos e Mixcat).

- Central de CGI: Instala diversos scripts, tais como contadores, livro de visitas, relógio, contagem regressiva, Formmail, pesquisa no site e outros. Com estes recursos, a instalação de scripts que iriam tomar um bom tempo e exigir muito conhecimento técnico, agora é automática, rápida e simples.

- Loja Virtual: Aqui você mesmo instala um dos mais populares softwares para comércio eletrônico, com administrador em português e facilmente customizável.

- Tarefas Agendadas (Cron): Esta é uma interface para o programa crontab. Através dessa ferramenta você pode agendar tarefas para serem executadas pelo servidor em um determinado instante ou em intervalos regulares de anos, meses, semanas, dias, horas, minutos ou segundos.

- Mime Types: O gerenciador de tipos Mime vai permitir a você configurar certos programas ou plug-ins para tratar diferentes formatos de arquivos baseados em sua extensão.

- Apache Handlers (Manipulações do Apache): Esta é uma configuração avançada do sistema, a qual permite criar ou definir extensões para a execução de programas específicos.

- PGP Keys: Uma "chave" é como se fosse uma senha, utilizada para criptografar textos ou arquivos. Caso alguém os intercepte e não seja o destinatário intencionado, não realizará qualquer uso de seu conteúdo. Através deste gerenciador você pode manipular seu "chaveiro", isto é, o arquivo que contém sua chave privada e as chaves públicas que pertençam a você ou àqueles com quem você deseja se comunicar.

- Proteção HotLink: HotLink é quando o dono de outro site linca diretamente um arquivo em seu site, fazendo parecer que este arquivo está sendo disponibilizado pelo site dele. Isso não só é roubo de sua propriedade intelectual, como também você está pagando pela largura de banda usada por aquele site. Com a proteção Hotlink, apenas as URLs que você definir poderão buscar arquivos em seu site.

- Index Manager (Proteção de conteúdo): Esta ferramenta permite habilitar "Acesso Negado" para um diretório específico que não tenha uma página de principal index.html (por exemplo um diretório de imagens), impedindo visitantes de visualizarem seu conteúdo. Ao invés de ser exibida a lista de arquivos existentes no diretório acessado, poderá ser exibida uma mensagem ou a mesma lista padrão do servidor de outra forma mais restrita.

- IP Deny Manager (Bloqueio de IPs) - Caso exista algum usuário indesejável acessando seu site, através deste recurso você poderá bloquear o IP de acesso deste usuário, não permitindo a ele navegar em seu site.

- Fantastico - Um programa que permite a instalação completa de dezenas de programas, blogs, lojas virtuais, etc, com apenas alguns cliques.

 

  • Email, SSL
  • 34 usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

O que é o cPanel?

O painel de controle cPanel é uma interface gráfica amigável, com...

Como faço para acessar o cPanel?

Você pode acessar seu cPanel no link http://www.seudomínio/cpanel. Utilize o...

O que é a Central do Cliente?

É uma área exclusiva para clientes da CybernetFX, onde se tem acesso e controle...

Como eu faço para acessar a Central do Cliente?

Em qualquer página de nosso site você encontrará áreas para login...

Instalador de aplicativos Softaculous

Sempre procurando inovar e oferecer mais para seus clientes, a CybernetFX é uma das...

Powered by WHMCompleteSolution