Como usar o email do meu domínio no Gmail?

ATENÇÃO! Esta configuração é somente para quem deseja utilizar o Gmail exclusivamente com o domínio, sem utilizar o Webmail oferecido pelos planos de hospedagem da CybernetFX.

Ao fazer esta configuração, suas mensagens de e-mail armazenadas no Webmail serão apagadas. Se deseja manter suas mensagens, é recomendado usar o Gmail para baixar suas mensagens antes.
Para fazer isso, clique no link "Verificar e-mails de outras contas (usando POP3)" e siga as instruções de configuracão.

O benefício de utilizar esta configuração é que seus e-mails não utilizarão o espaço em disco de sua conta, pois serão automaticamente redirecionados para o Gmail, reduzindo assim as chances de precisar efetuar um upgrade de conta devido a falta de espaço em disco em sua conta.

Se você está procurando por Google Apps, acesse Google Apps for Education ou Google Apps for Business.
Depois de ter baixado todas as suas mensagens de e-mail do servidor para o Gmail como mencionado acima, ou se não desejar salvá-las, siga as instruções abaixo para configurar o email de seu domínio no Gmail:

1) Acesse seu Painel de Controle (cPanel) em http://www.seudomínio.com.br/cpanel

2) Na aba Email, clique em Contas de E-mail e apague as contas que você irá utilizar somente com o Gmail. Antes de apagar, anote os endereços para criar os redirecionamentos na etapa seguinte. Se você não apagar estas contas, você continuará a receber e-mails em seu Webmail e uma cópia enviada para o Gmail, ou seja, você ainda estará utilizando seu espaço em disco com as mensagens recebidas no Webmail.



3) Crie uma nova conta que será utilizada somente para envio (SMTP), anotando a senha.
O motivo de criar uma conta somente para envio, diferente das suas contas de e-mail, é para evitar a duplicação no recebimento dos e-mails entre o Gmail e o Webmail e ter apenas uma conta exclusiva para envio de e-mails.

4) Ainda na aba Email, clique no link Encaminhadores e em seguida, clique no botão Adicionar Encaminhador. Na tela seguinte, adicione a conta que você apagou na etapa 2, e digite na opção Encaminhar para o endereço de email o endereço de sua conta do Gmail. Para concluir, clique no botão Adicionar Encaminhador. Repita este processo para cada conta de e-mail que desejar usar no Gmail.

A partir daí, todos os emails enviados para nome@exemplo.com.br serão redirecionados para suaconta@gmail.com, sem armazenar em sua conta no servidor, usando seu espaço em disco, pois a conta não existe, apenas um redirecionamento configurado.

Aqui você conclui as etapas em seu cPanel. Continue abaixo as configurações no Gmail para poder enviar e-mails de seu domínio com a conta criada exclusivamente para este propósito.

5) Acesse sua conta no Gmail.

6) Clique no ícone de roda dentada , no canto superior direito, e selecione Configurações.

7) Abra a guia Contas.

8) Na seção Enviar e-mail como, clique em Adicionar outro endereço de e-mail que você possui, e preencha os seguintes campos:

Atenção: Preencha aqui o endereço de e-mail apagado em seu cPanel para o qual você configurou o redirecionamento. Repita este processo para cada conta de e-mail apagada que deseja utilizar com o Gmail.


9) Para enviar mensagens você poderá optar por utilizar o Gmail ou os servidores SMTP de seu domínio.
    Se você optar por utilizar o Gmail para enviar seus e-mails, você não precisará da conta de e-mail (SMTP) criada acima em seu Painel de Controle, você poderá apagá-la.


Se você optar pela opção "Enviar por servidores SMTP exemplo.com.br", você deverá utilizar aqui a conta de e-mail criada em seu cPanel exclusivamente para envio de e-mail (passo 3):


10) Após a configuração efetuada, o Gmail irá enviar um e-mail de confirmação de propriedade para o endereço de e-mail configurado. Você deverá receber este e-mail em sua caixa de entrada do Gmail, já que seu endereço de e-mail está configurado com o redirecionamento para o Gmail. Siga os passos informados pelo Gmail para a confirmação.

Após a confirmação o endereço de e-mail de seu domínio deverá aparecer na lista de e-mails em Enviar e-mail como do Gmail, de forma similar a esta:


11) Pronto! Você concluiu a configuração. Todos os e-mails enviados aos endereços de e-mail de seu domínio configurado nesse tutorial serão redirecionados para o Gmail e você estará apto a utilizar o Gmail para enviar seus e-mails através dos servidores do Gmail ou pelo servidores da CybernetFX!
  • 63 usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

O que é servidor POP3?

É um servidor de correio eletrônico responsável por receber e armazenar...

Configurando o Outlook Express para enviar e receber emails

Você pode configurar o Outlook Express automaticamente, através do Gerenciador de...

Configurando o Outlook 2003 para receber e enviar emails

Você pode configurar o Outlook 2003 automaticamente, através do Gerenciador de...

Configurando o Thunderbird para receber e enviar emails

Após abrir o Thunderbird, click em Ferramentas e depois em Configurar contas..., como...

Configurando o Mail (Mac OS X) para receber e enviar emails

1. Abra o Programa Mail 2. Clique no menu Mail 3. Clique na opção Preferences...

Powered by WHMCompleteSolution